fbpx

Existem dois momentos distintos, porém, correlatos, em que o modelo de Ata de Eleição poderá ser usado. O primeiro deles será quando houver a eleição de formação do Diretório. O segundo momento se dá nós anos posteriores, a cada nova eleição da diretoria. A votação após a formação do Diretório ocorrerá de forma periódica, e o processo será o mesmo a cada ano.

Após o período de votação, ocorrerá a Assembleia Geral de eleição. Nela, serão apurados os votos, tanto válidos, quanto aqueles nulos e brancos. Não havendo empate, nem incorrendo nenhuma das cláusulas do Estatuto e/ou do Edital de Convocação de Eleição, a chapa vencedora será anunciada. Todo o registro dessa reunião deverá ser feito na Ata de Eleição.

No entanto, por mais que a chapa vencedora será anunciada nesta Assembleia Geral, a posse dos eleitos ocorrerá em outro momento. Isso porque, caberá à comissão eleitoral organizar uma cerimônia de posse, alguns dias após a Assembleia Geral de Eleição.

O modelo da Ata de Eleição é simples e funcional. Isso porque os eventos que ocorrem no decorrer dessa reunião não se alteram demasiadamente ao longo dos anos. Em suma, a Assembleia irá apurar os votos, de forma pública. Com isso, é garantido que todos os interessados consigam acompanhar e participar dessa reunião.

Se você está prestes a passar por essa momento, você deverá ter em mente que precisará redigir uma Ata de Eleição. Pensando nisso, disponibilizamos um modelo Ata de Eleição para a Assembleia Geral de seu diretório, para que você possa utilizá-lo. Tal documento existem também na versão PDF, caso você queira optar por fazer o download.

ata-de-eleicao

Precisando de ajuda para usar este modelo de documento ou consultoria jurídica para a sua entidade, entre em contato pelo e-mail sac@estudante.org.br